sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sol Nascente

O Sol Nascente está aberto hà 12 anos e é uma instituição que recebe pessoas com mais de 18 anos, toxicodependentes ou seropositivas, sendo a instituição financiada pela Cáritas e pelas Segurança Social.
No momento a instituição recebe cerca de 60 a 70 utentes, com mais de 30 anos, a maior parte deles são toxicodependentes. Grande parte dos utentes desta “casa” não tem apoio familiar e são sem-abrigo.
Aqui os utentes podem desfrutar de três refeições (pequeno-almoço, almoço e lanche), mas ainda é dado o jantar.
Para a distribuição das refeições são feitas duas listas: a primeira é com o nome dos seropositivos, são sempre os primeiros da lista, e a segunda é constituída pelos restantes utentes.
A equipa de tratamento (E.T.) dá a medicação aos utentes, sendo esta sempre e apenas dada pelos profissionais, servindo para substituir a droga.
Os utentes podem beneficiar de lavandaria, refeitório, salas de convívio, casas de banho, onde tratam da sua higiene pessoal, bem como da cozinha, bar, e refeitório. Recebem também donativos como roupa, produtos de higiene pessoal, mobiliário, etc. Estes utentes são encaminhados ao médico, recebem apoio jurídico e psiquiátrico quando necessitam.
Têm várias actividades, como por exemplo, jogos de mesa, festejam as datas mais importantes e fazem trabalhos manuais.







Por Maria João Oliveira Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário