terça-feira, 13 de abril de 2010

Casa do Pai

No dia 25 de Fevereiro, o 2ºANIMA realizou uma visita de estudo à Casa do Pai - Fundação Bissaya Barreto. O público-alvo abrange crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12, que tenham sido retiradas dos pais pelo tribunal. Estas famílias não têm condições para terem os filhos em suas posses, havendo situações de maus tratos e abandono. Muitas crianças reagem bem à chegada à Casa do Pai porque sentem que vão ter o que nunca tiveram: família que lhes dá o carinho e atenção, cama, água quente, roupa lavada e comida, bens que não usufruíam antes.
Esta instituição acolhe apenas 12 crianças: 9 rapazes e 3 raparigas. Ainda na mesma instituição integra-se o Lar de Apoio à Surdez.
A Casa do Pai dispõe do serviço de auxiliares que se encarregam de vigiar as rotinas destas crianças (como o tomar banho, fazer os trabalhos de casa, deitar, etc.). Quando as crianças estão inseridas em actividades lúdicas (como o futebol, a natação, o teatro, a música, etc.) são as auxiliares que as acompanham, bem quando há necessidade de ir a consultas médicas.
Nesta instituição tentam ao máximo dar um acompanhamento individual às crianças. Uma regra da Casa do Pai é que depois do jantar ninguém estuda. Zelam pelo divertimento e bem-estar das suas crianças.
Durante o dia estas crianças permanecem na escola. Como há uma diferença de idades significativa, a hora de ir para a cama não é igual para todos. Mas a partir das 21:00 horas da noite começam-se a deitar.
Quando chega o Natal fazem questão que as crianças participem na decoração da casa. No fim de ano organizam uma festa em que convidam as pessoas que trabalham nesta instituição.
Por Vanessa Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário