terça-feira, 13 de abril de 2010

Centro Comunitário S. José


No dia 28 de Janeiro, visitamos no Bairro da Rosa o Centro Comunitário S. José. Esta instituição trabalha com todas as faixas etárias a partir da pré-escola, seropositivos e tem equipas de rua. O objectivo principal neste centro é a prevenção de doenças e inserir os toxicodependentes na sociedade.
No C.C. S. José existe duas equipas de rua, uma que tem por nome “Equipa de Rua”, o método que mais é utilizado é a toma de metadona, substitui a heroína, esta é dada uma vez por dia aos utentes.
Tentam também organizar a vida dos utentes deste bairro, tentando que estes utentes tenham a vida mais organizada. Esta equipa dá consultas de atendimento com o objectivo de inseri-los na sociedade reencaminhando para centro de emprego, centros de formação, etc. Tentam também que eles recebam o rendimento social de inserção.
Na sala ao lado é a Equipa de Rua “In” Realidades trabalham com o mesmo tipo de utentes e com sem abrigos e prostitutas. Trocam seringas por seringas, dão uma “carica”, água destilada, ácido, toalhetes e por fim a prata, diz-se que é a forma mais “saudável” de consumir. Com isto tenta-se que os utentes não transmitam doenças. Esta equipa por dia troca cerca de 30 seringas e dão 67 doses de metadona. Também saem à rua em busca dos toxicodependentes, ATL e CAJ. Esta instituição trata principalmente a toxicodependência. Esta instituição faz também animação de recreios na escola primária.

Sem comentários:

Enviar um comentário