terça-feira, 13 de abril de 2010

Comunidade Inserção Mulheres de Risco


O Centro de Inserção de Mulheres de Risco acolhe mulheres em risco, não só prostitutas como também famílias destruturadas e mulheres que sofrem de maus-tratos/violência doméstica, com idades entre os 18 e 50 anos!
Tem três valências: que são o centro de atendimento, o centro de actividades, que tem uma programação semanal, estando relacionada com as competências sociais do utente.
Dentro das actividades, têm um projecto de alfabetização em parceria com a APOJOVI, actividades da vida diária na cozinha (como colocar uma mesa, como cozinhar), bem como adoptar hábitos de higiene diários e pessoal. Também têm aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), exercícios de auto-estima, e um projecto recente que está em autoavaliação que é o “Projecta o Teu Futuro”, que será um espaço de reflexão onde as utentes dizem o que pretendem da vida. Existe também um espaço psicodramático que é um sítio de projecção, de conforto sentimental, pessoal e intimista onde “despejam o saco”. O “Espaço Cidadão” é onde fazem exercícios de cidadania e direitos humanos. Por último, as utentes também têm actividades com exercício físico.
Como animadora, implementava um espaço “O Teatral da Mulher”, que consistia na revelação do lado criativo e imaginário das utentes, ou seja, era como uma aula de Expressão Dramática. Nessas aulas fariam diversos jogos, com o objectivo das utentes saírem de lá a aprender alguns temas relacionados com a “vida”!
Nesta área penso que o animador não deve ter preconceitos. É importante gostar daquilo que faz e de trabalhar com aquele tipo de público.
Não devemos julgar, logo pelo aspecto, porque muitas das utentes que chegam ao centro não vêm bem apresentadas, porque a vida não lhes permite. Nesta instituição podem aprender a recuperar as rotinas diárias e melhorar a forma como estão na vida.

Por Edna Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário