terça-feira, 13 de abril de 2010

Comunidade de Inserção “Farol”


No dia 04 de Fevereiro de 2010, fomos visitar o centro de inserção” Farol”.
O Farol foi fundado no dia 3 de Fevereiro de 2005. No centro existe sala polivalente de longa duração e manutenção (onde os utentes com doenças crónicas têm um grau de independência), gabinetes, refeitórios, lavandarias, casas de banho, sala de atendimento, quartos e centro de alojamento temporário.
O centro de alojamento temporário acolhe utentes que vivem na rua, consomem drogas e álcool. Existe uma psicóloga, seis auxiliares, uma equipa de segurança, dois assistentes sociais e duas animadoras.
Os utentes são encaminhados pela equipa de rua, hospitais, segurança social, paróquias, centros de saúdes, polícias e pelo próprio utente.
É elaborado um plano em conjunto, para ver o que há-de mudar, sendo feito em equipa com a ajuda da psicóloga. É muito difícil motivá-los para as actividades. Tem que ser pelos seus gostos.
No centro há oficinas de expressão plástica, onde estão a preparar um desfile de roupas, alusivo à utilização de preservativos, sendo posteriormente divulgados nos centros de saúde e nas escolas.
As dinâmicas de grupo são feitas todas as semanas e podem ser realizadas dentro e fora do centro.
Acolhem utentes dos 25 aos 45 anos, havendo mais homens do que mulheres. Costumam visitar museus, ateliers, praias, etc.
As técnicas valorizam muito os trabalhos que os utentes fazem e também os seus saberes, para mostrar que são capazes de os concretizar.

Por Christie Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário