sexta-feira, 26 de março de 2010

A Quinta da Conraria

A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Núcleo Regional do Centro, foi criada por um grupo de pais e técnicos nos anos 70, (NRC-APPC). Criaram e desenvolveram actividades de pré-profissionalização, formação profissional e actividades ocupacionais para utentes com paralisia cerebral. Depois, criaram unidades residenciais e lares de apoio, de resposta ao utente e suas famílias.
Os seus objectivos fundamentais são: envolver o público na problemática da prevenção desta deficiência, criar e desenvolver serviços e unidades de reabilitação e habilitação, criar e desenvolver serviços e unidades direccionadas para as pessoas com mais necessidades, desenvolver serviços de apoio as famílias deficientes.
A instituição também é constituída por vários serviços, tais como reabilitação/habitação, consultas médicas, consultoria no domínio das acessibilidades, educação, formação, investigação, entre outras.
A Quinta da Conraria oferece outras valências: a Quinta Biológica que produz produtos biológicos ao ar livre e em estufas; a Quinta Aventura que desenvolve actividades de aventura para jovens/adultos actividades, tais como BTT, Rappel, canoagem, orientação (diurna e nocturna), paintball, escalada entre outros; o Centro Hípico, tem instalações com 35 boxes, picadeiro, zona de pastagem, e um conjunto diversificado de actividades como a hipoterapia; a Quinta Pedagógica desenvolve actividades lúdicas-pedagogicas para crianças e adultos em contacto com o campo, animais, tradições rurais, festividades (visitas guiadas, ateliês, festividades, ATL, entre outros). Também existe o apoio domiciliário, com cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a utentes e familiares que tenham motivos como doenças, por deficiência, dificuldades financeiras, sendo um dos objectivos deste serviço é contribuir para uma melhoria na qualidade de vida.
Nesta instituição também existe uma rede de transportes com uma carrinha adaptada para transportar pessoas com dificuldades em cadeira de rodas, facilitando o acesso à reabilitação/ habilitação, educação e vida profissional.
Esta instituição recolhe fundos através, trabalhos realizados pelos utentes que são vendidos. Também desenvolvem actividades de formação pré-profissional para jovens.
Nesta instituição há vários técnicos: Coordenadora, Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e formadores de diversas áreas: Agricultura, Artes Manuais, Informática, Jardinagem, Pecuária, Serviços, Teatro, entre outros.
Há outras Actividades como Apoio Escolar, Educação Física e Desporto, Equitação Adaptada, Expressão plástica, Expressão Corporal/ Expressão Dramática, Expressão Musical, Passeios, Tecelagem de Almalaguês, Snoezlen.
Destaca-se, por último, que esta instituição trabalha com todo o tipo de deficiência.
Gostei muito de ir à Quinta da Conraria, uma vez que era um dos sítios que eu adorava trabalhar.

Por: Patrícia França

Sem comentários:

Enviar um comentário