quinta-feira, 25 de março de 2010

O FAROL


O FAROL é um centro de acolhimento em Coimbra que se destina a apoiar os sem abrigo e as pessoas infectadas com o vírus HIV, preparando-os para o regresso à estabilidade.
O centro presta serviços, como cuidados de enfermagem, cuidados médicos, apoio psicossocial, controlo fisiátrico, cuidados de fisioterapia, animação sociocultural, alojamento, higiene, conforto e alimentação, bem como apoio no desempenho nas actividades diárias, muito embora com o baixo financiamento da instituição, uma população utente muito heterogénea, e a ausência de rede de suporte familiar não facilitem o cumprimento destes objectivos.
No âmbito da animação sociocultural, enquanto animadora, faria angariação de roupas e donativos, dada a falta de recursos; promoveria jogos de futebol, jogos de computador e karaoke; faria uma peça de teatro sobre a população alvo para expor aos vizinhos a necessidade da existência de uma instituição como esta, e proporia tardes lúdicas que envolvessem os utentes com os vizinhos mais disponíveis como por exemplo, o recurso aos jogos tradicionais.
Considero o FAROL uma das instituições mais funcionais, do ponto de vista social, de todas as que visitámos, tendo em conta o seu carácter reintegrante.
“O preparo dos cidadãos para a vida é um processo fundamental que dilata a entrada para a sociedade, delapida o utente e faz com que um individuo descontextualizado e anexo ao sistema social em que está inserido possa, por fim, e através da aquisição de normas e regras da nossa sociedade, fazer parte activa do panorama social e profissional do nosso país!”


Por Andreia Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário