terça-feira, 23 de março de 2010

A Casa do Pai


No dia 25 de Fevereiro de 2010, pelas 10 horas, a turma A do 2º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, acompanhada pela formadora Céline Lopes, realizou uma visita de Estudo à Casa do Pai, no âmbito de um Projecto elaborado pela formadora supra escrita, denominado “Onde está a Animação em Coimbra?”.
A Casa do Pai é um Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Risco e acolhe crianças vindas de famílias destruturadas ou vítimas de abuso sexual, violência infantil e negligência.
Este centro tem capacidade para albergar 12 crianças, sendo que de momento se encontram 9 rapazes e 3 raparigas acolhidos.
O objectivo mor desta instituição é a elaboração de um plano de vida para estas crianças, podendo este variar consoante as experiências e vivências da criança em questão.
Caso a criança esteja acolhida devido a problemas muito graves em que não haja hipóteses de retorno da criança à família biológica, o projecto dessa mesma é elaborado de forma a torná-la autónoma e esta poder seguir a vida como indivíduo independente e activo na sociedade; outra hipótese consiste em fazerem os possíveis para que esta seja adoptada ou encaminhada para uma família de acolhimento.
Quando os problemas relativos à criança e ao seu acolhimento sejam menores, como por exemplo os pais não terem condições para criá-la, o projecto de vida é definido de forma a esta retornar à família.
Esta foi, de facto, a minha visita preferida e fiquei fascinada com as óptimas condições em que estas crianças vivem. O ambiente é óptimo e é tudo preparado de forma a proporcionar a estas crianças um ambiente o mais semelhante ao familiar possível.
É, sem dúvida, uma instituição espectacular e é sempre bom saber que estas crianças têm uma resposta tão boa às suas necessidades e uma nova hipótese de serem felizes, pois toda a criança tem direito a uma vida propícia ao seu bom desenvolvimento interpessoal e social.


Por: Teresa Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário