quinta-feira, 25 de março de 2010

Centro de Inserção FAROL

No dia 4 de Fevereiro de 2010 a turma do 2º ano de Animação Sociocultural foi visitar a Comunidade de Inserção o “Farol”, em Coimbra.
Chegando à instituição, tivemos uma visita guiada onde pudemos visitar o gabinete de equipa técnica, a sala de actividades onde os utentes podem jogar matraquilhos, pingue-pongue, computador e onde podem fumar, a sala de enfermagem, as casas de banho, o refeitório e a lavandaria.
Neste centro existem 30 utentes diários (que dormem na instituição) e outros 30 em regime apenas diurno, com idade dos 25 aos 45 anos, sendo mais homens do que mulheres.
Existe uma unidade de longa duração para onde vão os utentes com doenças crónicas. A Assistente Social e a Animadora informaram que o centro é de alojamento temporário, acolhendo utentes que ainda vivem na rua e que consomem droga e álcool. As equipas que existem neste centro são multidisciplinares e são constituídos por 1 psicóloga, 2 animadoras, 6 auxiliares, 1 psiquiatra e 2 assistentes sociais.
Esse centro é apoiado por Equipas de Rua, Hospitais, Centros de Saúde, IPSS, Estabelecimentos Prisionais, Segurança Social, Paróquias e Polícia. Há muitos utentes que chegam à instituição sem documentação.
O centro tem rotinas semanais: por exemplo, à 2ª-feira fazem reuniões de grupo, onde tratam problemas da sociedade, saúde, meio ambiente e à 3ª-feira existem actividades obrigatórias onde fazem limpezas a salas, refeitório e casas de banho.
Os utentes estão a desenvolver uma oficina para o apoio à Associação de Planeamento Familiar (APF) para terem mais prevenção no âmbito do HIV. Os jogos são feitos pelos utentes em Expressão Plástica, sendo depois mostrados em escolas e em centros de saúde. Os utentes tem ateliês de pintura, de Matemática, de Português e de cozinha. O dinheiro que esses utentes ganham é para fazerem visitas de estudo e para comprarem material necessário para fazerem seus trabalhos. Os responsáveis autorizam fins de semanas em família.

Por Andreia Camboa

Sem comentários:

Enviar um comentário