sexta-feira, 26 de março de 2010

Centro Rainha Santa e Lar de Santo António


No dia 1 de Fevereiro de 2010, fui visitar o Centro Rainha Santa e Lar de Santo António.
Estas duas valências acolhem idosos, desses, parte é dependente (Centro Rainha Santa) e outra parte independente (Lar de Santo António). Estes profissionais trabalham a fim de os manter úteis, ocupados, com condições favoráveis e, sobretudo, que esta etapa da vida os faça sorrir.
As actividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da Animação Sociocultural são: a leitura, a malha, jogos, canto, cartas, e vários ateliers como jardinagem, culinária, madeiras e contadores de histórias, entre outros, pois são actividades que os fazem sentir úteis e capazes de realizar algo pertinente.
O que mais me comoveu naquelas valências, foi ver uma senhora cantar e aquele brilho no olhar, aquela expressão era sem dúvida cativante para mim, e para os restantes que assistiram. Até porque o canto é uma coisa que sem dúvida nos acompanha ao longo da vida e nos faz sentir livres e capazes de dar mais uns passos em frente, mesmo que tenhamos recuado alguns.
Na minha opinião, o fundamental nos actos é, sem dúvida, o carinho e a dedicação, isso basta para fazermos alguém feliz.
Para terminar, faço um balanço positivo desta visita, pelo facto de poder interagir com os utentes, e desses me terem emocionado com um simples sorriso.
Era, de facto, um local que escolheria para estágio, ou até mesmo para uma futura profissão, até porque é um público que me cativa bastante.

Por Joana Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário